O Peixe de Aço | Santos na Web

Um peixe de aço, com 35 toneladas, ergue-se na entrada de Santos, no KM 64 da Via Anchieta. Executada pelo artista plástico Ricardo Campos Mota, a obra foi inaugurada em 15 de dezembro de 1999. Estilizado em duas hastes de aço Cos Ar Cor 400 fornecido pela Companhia Siderúrgica Paulista. com cobre e cromo em sua composição química, tinha na época da inauguração uma textura aveludada e a coloração marrom café, numa camada de pátina que se assemelhava a ferrugem.

Um dos diferenciais da obra idealizada pelo escultor, cenógrafo e cartunista da Cidade de Santos Ricardo Campos Mota (Rica), é sua função contemplativa. é para ser visto de longe a uma distância de aproximadamente 100 metros pelos motoristas que trafegam pela estrada.

Desta forma, as duas hastes metálicas que compõem a escultura formam a imagem de um peixe. Este peixe simboliza nossa Cidade, marítima e portuária.

Dois guindastes participaram da operação de montagem do monumento que está preso a uma base de concreto de 20 diâmetros, 21 estacas de aço a 30 metros de profundidade.

Comentários

Comentário

Compartilhar
Artigo anteriorCiclovias de Santos | Santos na Web
Próximo artigoRestaurante em Santos – Capim Limão
redação
O Portal Santos na web é o maior canal de comunicação, turismo e vendas de Santos, aqui você encontra dicas, variedades, artigos, lugares e serviços.