Museu do Café tem programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Café

Programação do local terá opções gastronômicas e musicais

museu do café
Cafeteria do Museu terá Harmonização de café com doces regionais (Foto: Arquivo/ A Tribuna)

Na próxima quarta-feira (24) é comemorado o Dia Nacional do Café. Instituída desde 2005, a data simboliza o início da colheita nas regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias. Para celebrar a data, o Museu do Café preparou uma programação gratuita com muita gastronomia e música.

História

A história do café no Brasil foi iniciada em 1727 com as primeiras mudas e sementes vindas da Guiana Francesa. Conta-se que o militar e sertanista Francisco de Melo Palheta fora enviado àquela colônia para resolver uma disputa fronteiriça e, secretamente, trazer sementes e mudas do café, que ganhava popularidade na época. Após seu retorno, foram distribuídas aos cafeicultores do atual estado do Pará e cultivadas pelo próprio Palheta, iniciando a produção brasileira do produto. Sua expansão foi modesta a princípio, até chegar ao sudeste do país, onde encontrou clima e solo favorável para seu cultivo. Desde então, o café se tornou parte importante do desenvolvimento político, econômico e cultural do Brasil e do dia a dia dos brasileiros.

Programação

Na quarta-feira (24), às 13 horas, acontece uma Harmonização de Café com Doces Regionais, atividade na qual um barista apresentará o grão que mais combina com sabores tradicionais do país. A atividade será realizada na Cafeteria do Museu Pelé, que fica localizado na Rua XV de Novembro, nº 95, no Centro Histórico de Santos. No mesmo dia às 19 horas, será realizado um Concerto com Maranata Coral, Orquestra e Camerata Santista, no Salão do Pregão do local. A apresentação terá a interpretação de obras de compositores nacionais e internacionais como Heitor Villa-Lobos, Jules Massenet e Giuseppe Verdi, que trazem à memória a trajetória do café em Santos e no Brasil.

Com programação gratuita, o local fica aberto de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação ao Museu custam R$ 10, sendo que estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já aos sábados, a visitação é gratuita. A Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Fonte: atribuna.com.br
Compartilhar
Artigo anteriorMuseu Pelé em Santos
Próximo artigoA poderosa (e deliciosa) pitaya entra nos menus
redação
O Portal Santos na web é o maior canal de comunicação, turismo e vendas de Santos, aqui você encontra dicas, variedades, artigos, lugares e serviços.