Publicidade

Bolsa Oficial do Café em Santos

O Salão de Pregões é o grande destaque da Bolsa, com cadeiras de espaldar alto feitas em jacarandá. No fundo da foto se vê a parede decorada com três grandes painéis de Benedicto Calixto, retratando a cidade em três épocas: Fundação da Vila, o Porto em 1822 e o Porto em 1922. O teto é obra de Calixto transformada em vitral pela famosa Casa Conrado.

O prédio foi inaugurado por Washington Luiz, no dia 7 de setembro de 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência. Reaberto em 15 de setembro de 1998, após obras de restauro financiadas pelo Governo do Estado, estava fechado desde 1986, quando a Bolsa Oficial do Café foi extinta.

Abriga o Museu dos Cafés do Brasil, cuja Sala de Pregões dispõe do mesmo cadeirado em jacarandá-da-baía que acomodava os antigos corretores. O teto abobadado rosa e branco tem no centro uma clarabóia com vitral de Benedicto Calixto, artista ainda responsável pelos afrescos que retratam fases da história de Santos. Mármores coloridos formam desenhos geométricos no piso.

O edifício foi inaugurado por Washington Luiz, no dia 7 de setembro de 1922. Após a crise internacional de 1929, a interferência federal no comércio cafeeiro anulou a importância da Bolsa, desativada em 1937. Em 1942 voltou a operar como Bolsa de Café e Mercadorias, mas os pregões terminaram em 1957. Apesar disso ela não foi extinta e oferece, sempre no final do dia, a cotação do mercado cafeeiro de Santos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lazer e Turismo , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Your Comments

Conheça Santos

Santos é um município portuário brasileiro localizado no litoral do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana da Baixada Santista. Abriga o maior porto da América Latina, o qual é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio. Santos possui uma economia crescente, e figura entre as cidades mais ricas do país.

Anuncie em nosso Site